Saúde e Bem-estar

Colesterol: quando o essencial pode se tornar prejudicial

Por:  

Daiichi Sankyo Brasil

8 de agosto, 2025

3

Em geral, dizemos apenas “o colesterol”, mas você sabia que na verdade existe mais de um tipo? O primeiro que vem à mente costuma ser o “colesterol ruim”, cujo nome científico é lipoproteína de baixa densidade (LDL). Já quando falamos sobre “colesterol bom”, é a lipoproteína de alta densidade (HDL) que nos referimos.1,2

Qual a diferença entre eles?

Os colesterois são formas de gordura que circulam pelo corpo, e em quantidades adequadas são essenciais para o funcionamento dos órgãos e células.1,2

O herói da nossa história, HDL, é uma molécula grande e densa, que resulta principalmente do consumo de “gorduras boas”, como azeites e oleaginosas.
Por ser uma molécula grande, é transportada facilmente pelo corpo.1-3

Por outro lado, o vilão LDL é uma molécula pequena que consegue se acumular e fixar onde não deve, como nas artérias. É um tipo de colesterol formado pelo consumo de carnes ricas em gordura, industrializados, frituras e gorduras saturadas em geral.1,2 

Por que “silencioso”?

Nosso corpo não costuma sinalizar quando há um desequilíbrio na quantidade de colesterol (dislipidemia). Os colesteróis se desregulam, prejudicando a saúde e podendo formar placas nas artérias, a chamada aterosclerose.1,2

Atenção: é mito que apenas pessoas mais velhas ou acima do peso possam ter problemas de colesterol.1,2 

Como manter bons níveis de colesterol?

  • Prática regular de atividades físicas;
  • Alimentação saudável;
  • Evitar consumo de álcool e cigarro; 
  • Acompanhamento com profissional da saúde para avaliação e controle dos níveis de colesterol.1,2,4 

Como cuidar do colesterol alto?

A dislipidemia é uma doença comum que afeta mais de 40% dos brasileiros.5,6

O primeiro passo é mudar o estilo de vida, iniciar uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação com menos gorduras.1,2,7 E para mais de 70% dos pacientes, também é necessário tratar com medicamentos.7 

Entretanto, por ser uma condição silenciosa, muitos pacientes não seguem os cuidados e tratamentos.1,2,8 

Quais os riscos de não seguir o tratamento?

A dislipidemia é uma doença crônica que precisa de tratamento contínuo para reduzir o risco cardiovascular.1,2 

No tratamento de condições crônicas, é frequente que os pacientes não sigam as recomendações do médico, um fenômeno chamado “baixa adesão”, e que foi observado em 30,8% dos brasileiros com doenças crônicas.

Por que a falta de adesão é um problema?

Quando o tratamento não é realizado (e acompanhado) de forma regular, a eficácia é reduzida, a dislipidemia persiste e o colesterol ruim continua a agir pelo corpo. Dessa forma, o risco cardiovascular, ou seja, o risco de sofrer eventos como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) continua presente.1,2 

Por isso, caso esteja com dúvidas sobre sua saúde ou tratamento, converse com seu médico!

Referências:

  1. Faludi AA, Izar MCO, Saraiva JFK, et al. Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2017. Arq Bras Cardiol. 2017 Jul;109(2 Supl 1):1–76.
  2. Brasil, Ministério da Saúde. Colesterol: o que isso quer dizer? 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2022/colesterol-o-que-isso-quer-dizer. Acesso em: 16/04/2025.
  3. Bailey A, Mohiuddin SS. Biochemistry, High Density Lipoprotein. 2022 Sep 26. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2025 Jan–.
  4. Brasil, Ministério da Saúde. Colesterol alto: 5 dicas de como evitar. 2017. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2017/colesterol-alto-5-dicas-de-como-evitar. Acesso em: 16/04/2025.
  5. Faria-Neto JR, Yarleque C, Vieira LF, Sakane EN, Santos RD. Challenges faced by patients with dyslipidemia and systemic arterial hypertension in Brazil: a design of the patient journey. BMC Cardiovasc Disord. 2022 May 21;22(1):237.
  6. Lotufo PA, Santos RD, Figueiredo RM, et al. Prevalence, awareness, treatment, and control of high low-density lipoprotein cholesterol in Brazil: Baseline of the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil). J Clin Lipidol. 2016 May-Jun;10(3):568-76.
  7. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde: 2019: percepção do estado de saúde, estilos de vida, doenças crônicas e saúde bucal: Brasil e grandes regiões. Rio de Janeiro: IBGE; 2020.
  8. Tavares NUL, Bertoldi AD, Mengue SS, et al. Factors associated with low adherence to medicine treatment for chronic diseases in Brazil. Rev Saude Publica. 2016 Dec;50(suppl 2):10s.